Atuação do núcleo Docomomo Bahia

Atuação dos pesquisadores do núcleo

Coordenador: Profa. Dra. Ceila Rosana Carneiro Cardoso – FAUFBA/PPGAU-UFBA
Pesquisa: A arquitetura industrial de João Filgueiras Lima em Salvador

Esta pesquisa dá continuidade à tese de doutoramento defendida pela pesquisadora em 2014, que investigou a relação do fazer arquitetura e das arquiteturas das fábricas do século XVIII ao século XX. Desde 2015 segue uma vertente de investigação relacionada com o fazer industrial da arquitetura, tendo como objeto principal a obra do Arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. A pesquisa tem interesse pela sua obra projetada, edificada e reminiscente na cidade de Salvador, buscando o maior reconhecimento do seu valor como representante desta maneira de pensar e fazer arquitetura.

Para o registro e divulgação será elaborado Guia da Arquitetura de Lelé em Salvador, com a colaboração dos estudantes/pesquisadores PIBIC 2017/2018.

A pesquisa é complementada por atividade de extensão e componente curricular “Pré-fabricação em Arquitetura”, especificamente criado para investigar a obra do arquiteto e os conhecimentos tecnológicos empregados na sua fabricação.

Aliada ainda ao tema de pesquisa e ao trabalho enquanto colaborador do DOCOMOMO, é desenvolvido projeto de recuperação do Pavilhão Germano Tabacof, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, com a participação de outros docentes e discentes, visando contribuir para a sua recuperação e manutenção como exemplar de fase da obra do Arquiteto em risco de desaparecimento.

 

 

Coordenador: Prof. Dr. José Carlos Huapaya Espinoza – FAUFBA/PPGAU-UFBA/Docomomo Perú
Pesquisa: Arquitetas e urbanistas [des]conhecidas: por uma ampliação da história da arquitetura e do urbanismo modernos na América do Sul, 1929-1960

A partir de uma série de pesquisas desenvolvidas desde 2005 voltadas para a divulgação e circulação do ideário moderno na América Latina (apresentadas em eventos especializados e publicadas em revistas e livros) pode ser observado e balizado por um lado, o pouco conhecimento da experiência latino-americana no âmbito nacional e; pelo outro, a importante contribuição ao campo dos profissionais latino-americanos, a qual, no entanto, inexiste nas referências hegemônicas sobre a história da arquitetura e do urbanismo, muitas delas elaboradas a partir de um “olhar estrangeiro”.

Essa aproximação ao tema nos revelou, também, a pertinência de outra fonte de pesquisa que, até então, vinha sendo utilizada de forma restrita: as revistas especializadas. De fato, salvo casos pontuais como o de Tinem (2002) poucas eram as pesquisas que propunham refletir processos específicos a partir da análise do conteúdo das mesmas.

Assim, a proposta de pesquisa ora submetida surge de uma inquietação a partir do panorama acima apresentado: qual o papel das arquitetas e urbanistas latino-americanas no campo da arquitetura e do urbanismo continental?

Com isso, buscamos dar uma contribuição para o alargamento e a compreensão de um capítulo ainda pouco explorado e ainda bastante negligenciado na história da arquitetura e do urbanismo do continente: o aporte das arquitetas e urbanistas sul-americanas para a consolidação do campo profissional em seus respectivos países.

 

Coordenadora: Profa. Dra. Juliana Cardoso Nery – FAUFBA/PPGAU-UFBA