Resultados bolsas pesquisa “Arquitetas e urbanistas (des)conhecidas”

26 de maio de 2017

Agradecemos a tod@s @s interessad@s na pesquisa e informamos a relação  das alunas seleccionadas:

Sabrina Rachel Rubio – Bolsa Pibic (CNPq)

Priscila Monique da Silva – Bolsa Pibic/AF (UFBa)

Clara Demettino Castro Vasconcelos – Voluntária

Colóquio Docomomo-BA e Mostra de Filmes Docomomo-BR

19 de abril de 2017

Com o apoio da Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA e organizado pelo DOCOMOMO-BA (http://www.docomomobahia.org), acontecerá no dia 18 de maio, às 14h, no Auditório Mastaba da FAUFBA, o Colóquio “O lugar da preservação do patrimônio moderno na cidade contemporânea“. Este evento se propõe a discutir o tema a partir de diversos olhares, experiências, campos de atuação e problemáticas, tomando como estudo de caso a experiência de Salvador.

O Colóquio contará com a participação de representantes das principais faculdades de arquitetura e urbanismo da cidade (UFBA, UNIME, UNIFACS, UNIJORGE, UCSAL e RUI BARBOSA) e do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de representantes de instituições que atuam nesse campo (IAB, IPHAN, IPAC e FGM).

O evento se articula com a Mostra de Filmes do DOCOMOMO-BR, que também acontecerá na Faculdade de Arquitetura da UFBA, entre os dias 18 e 19 de maio. Após cada sessão de filmes haverá uma discussão realizada por membros do DOCOMOMO_BA.

Durante o evento (19/05 às 17h no Auditório Mastaba) será realizada a palestra intitulada “Vilanova Artigas: casas paulistas” do arquiteto Márcio Cotrim (UFPB) e, na sequência será realizado o lançamento do livro homônimo de sua autoria.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas através do e-mail: docomomobahia@gmail.com (informar nome completo, vínculo institucional e e-mail). Os participantes com mais de 75% de presença receberão certificados correspondentes a uma carga horária de 12 horas.

Mais informações podem ser encontradas no cartaz.

Colóquio e Mostra de Filmes

Evento “Centenário de Lina Bo Bardi – tempos vivos de uma arquitetura”

5 de dezembro de 2014

coordenação: Ana Carolina Bierrenbach e Carla Zollinger

O núcleo DOCOMOMO-BAHIA realizou o evento Centenário de Lina Bo Bardi, tempos vivos de uma arquitetura, no Museu de Arte Moderna da Bahia e na Casa do Benin entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2014. O Evento pretendeu não apenas comemorar o centenário da arquiteta, mas discutir a situação da sua obra presente e passada. Contou com a participação de profissionais, pesquisadores e estudantes. Foi acompanhado de duas exposições: Expo Lina BA/ 58-64, que teve a curadoria de Carla Zollinger e Expo Corrupting Lina, que teve a curadoria de Federico Calabrese.

Evento “50 anos de Lina Bo Bardi na Encruzilhada da Bahia e do Nordeste”

10 de dezembro de 2009

logo_linaO núcleo DOCOMOMO-BAHIA realizou o evento 50 anos de Lina Bo Bardi na Encruzilhada da Bahia e do Nordeste (Salvador – dezembro de 2009). O evento teve como objetivo principal fomentar novas reflexões sobre as realizações arquitetônicas e as ações culturais que Lina Bo Bardi executou no Nordeste, na Bahia e principalmente na cidade do Salvador, entre os anos 58-64. Seu objetivo também foi chamar atenção sobre a efervescência cultural soteropolitana durante esse período, que foi fundamental para estimular tanto as atuações da arquiteta como a de outros artistas. Finalmente, o evento pretendeu incentivar uma reflexão sobre a situação atual do legado arquitetônico de Lina Bo Bardi e sua inserção na dinâmica da cidade contemporânea.

II Seminário DOCOMOMO Norte/Nordeste e publicação

28 de junho de 2008

docomomo-nortenordeste2008O núcleo DOCOMOMO-BAHIA, berço do DOCOMOMO no país, na extensão dos seus trabalhos, sediou o segundo Seminário DOCOMOMO Norte/Nordeste (Salvador – junho de 2008). Esse encontro deu continuidade às discussões sobre a reflexão, apropriação e disseminação do repertório e práticas modernas em suas múltiplas formas, avaliando com maior precisão suas possibilidades de preservação. O Seminário foi realizado pela Universidade Federal da Bahia, através do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, onde está sediado o núcleo DOCOMOMO-BAHIA, e do Curso de Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos (CECRE), da Faculdade de Arquitetura da UFBA.

Para consolidar essas reflexões o núcleo DOCOMOMO-BAHIA apresenta o caderno especial do PPGAU-UFBA, com o título Desafios da preservação: referências da arquitetura e do urbanismo no Norte e Nordeste. O caderno conta com diversos artigos elaborados pelos integrantes da comissão científica que participaram do II Seminário DOCOMOMO Norte/Nordeste.