Palestra “Modernismo Egípcio” na FAUFBA

10 de julho de 2017

A Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) e seu Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFBA), em articulação com o DOCOMOMO _BA e o Goethe-Institut Salvador-Bahia, organizam a conferência “Modernismo Egípcio”, do arquiteto, curador, pesquisador e escritor egípcio Mohamed Elsahed, que está na capital baiana como residente do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut. A fala, voltada a alunos da instituição e aberta a todo público interessado, será no dia 18 de julho (terça-feira), às 17h, no Auditório Mastaba. A palestra será feita em inglês, com tradução de mediador para o português. Aos alunos, será entregue certificado correspondente a duas horas de atividade complementar.

Vindo do Cairo, Mohamed Elsahed atua também como curador do Modern Egypt Project do British Museum. Tem graduação em Arquitetura pela New Jersey Institute of Technology, mestrado em Estudos da Arquitetura do MIT e doutorado pelo Departamento de Estudos do Oriente Médio da New York University. Leciona História da Arquitetura na American University, no Cairo. Em 2014 e 2015, foi professor pós-doutor adjunto de Histórias da Arte e Práticas Estéticas do fórum Transregionale Studien, sediado em Berlim. Atualmente, está preparando o manuscrito de seu livro “Revolutionary Modernism? Architecture and the Politics of Transition in Egypt, 1936-1967” (Modernismo Revolucionário? Arquitetura e as Políticas de Transição no Egito, 1936-1967), que foca em arquitetura e planejamento urbano no Egito durante o período de transição política em torno do golpe de estado de 1952.

CARTAZ-1

Resultados bolsas pesquisa “Arquitetas e urbanistas (des)conhecidas”

26 de maio de 2017

Agradecemos a tod@s @s interessad@s na pesquisa e informamos a relação  das alunas seleccionadas:

Sabrina Rachel Rubio – Bolsa Pibic (CNPq)

Priscila Monique da Silva – Bolsa Pibic/AF (UFBa)

Clara Demettino Castro Vasconcelos – Voluntária

Colóquio Docomomo-BA e Mostra de Filmes Docomomo-BR

19 de abril de 2017

Com o apoio da Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA e organizado pelo DOCOMOMO-BA (http://www.docomomobahia.org), acontecerá no dia 18 de maio, às 14h, no Auditório Mastaba da FAUFBA, o Colóquio “O lugar da preservação do patrimônio moderno na cidade contemporânea“. Este evento se propõe a discutir o tema a partir de diversos olhares, experiências, campos de atuação e problemáticas, tomando como estudo de caso a experiência de Salvador.

O Colóquio contará com a participação de representantes das principais faculdades de arquitetura e urbanismo da cidade (UFBA, UNIME, UNIFACS, UNIJORGE, UCSAL e RUI BARBOSA) e do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de representantes de instituições que atuam nesse campo (IAB, IPHAN, IPAC e FGM).

O evento se articula com a Mostra de Filmes do DOCOMOMO-BR, que também acontecerá na Faculdade de Arquitetura da UFBA, entre os dias 18 e 19 de maio. Após cada sessão de filmes haverá uma discussão realizada por membros do DOCOMOMO_BA.

Durante o evento (19/05 às 17h no Auditório Mastaba) será realizada a palestra intitulada “Vilanova Artigas: casas paulistas” do arquiteto Márcio Cotrim (UFPB) e, na sequência será realizado o lançamento do livro homônimo de sua autoria.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas através do e-mail: docomomobahia@gmail.com (informar nome completo, vínculo institucional e e-mail). Os participantes com mais de 75% de presença receberão certificados correspondentes a uma carga horária de 12 horas.

Mais informações podem ser encontradas no cartaz.

Colóquio e Mostra de Filmes

Evento “Centenário de Lina Bo Bardi – tempos vivos de uma arquitetura”

5 de dezembro de 2014

coordenação: Ana Carolina Bierrenbach e Carla Zollinger

O núcleo DOCOMOMO-BAHIA realizou o evento Centenário de Lina Bo Bardi, tempos vivos de uma arquitetura, no Museu de Arte Moderna da Bahia e na Casa do Benin entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2014. O Evento pretendeu não apenas comemorar o centenário da arquiteta, mas discutir a situação da sua obra presente e passada. Contou com a participação de profissionais, pesquisadores e estudantes. Foi acompanhado de duas exposições: Expo Lina BA/ 58-64, que teve a curadoria de Carla Zollinger e Expo Corrupting Lina, que teve a curadoria de Federico Calabrese.

Evento “50 anos de Lina Bo Bardi na Encruzilhada da Bahia e do Nordeste”

10 de dezembro de 2009

logo_linaO núcleo DOCOMOMO-BAHIA realizou o evento 50 anos de Lina Bo Bardi na Encruzilhada da Bahia e do Nordeste (Salvador – dezembro de 2009). O evento teve como objetivo principal fomentar novas reflexões sobre as realizações arquitetônicas e as ações culturais que Lina Bo Bardi executou no Nordeste, na Bahia e principalmente na cidade do Salvador, entre os anos 58-64. Seu objetivo também foi chamar atenção sobre a efervescência cultural soteropolitana durante esse período, que foi fundamental para estimular tanto as atuações da arquiteta como a de outros artistas. Finalmente, o evento pretendeu incentivar uma reflexão sobre a situação atual do legado arquitetônico de Lina Bo Bardi e sua inserção na dinâmica da cidade contemporânea.

II Seminário DOCOMOMO Norte/Nordeste e publicação

28 de junho de 2008

docomomo-nortenordeste2008O núcleo DOCOMOMO-BAHIA, berço do DOCOMOMO no país, na extensão dos seus trabalhos, sediou o segundo Seminário DOCOMOMO Norte/Nordeste (Salvador – junho de 2008). Esse encontro deu continuidade às discussões sobre a reflexão, apropriação e disseminação do repertório e práticas modernas em suas múltiplas formas, avaliando com maior precisão suas possibilidades de preservação. O Seminário foi realizado pela Universidade Federal da Bahia, através do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, onde está sediado o núcleo DOCOMOMO-BAHIA, e do Curso de Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos (CECRE), da Faculdade de Arquitetura da UFBA.

Para consolidar essas reflexões o núcleo DOCOMOMO-BAHIA apresenta o caderno especial do PPGAU-UFBA, com o título Desafios da preservação: referências da arquitetura e do urbanismo no Norte e Nordeste. O caderno conta com diversos artigos elaborados pelos integrantes da comissão científica que participaram do II Seminário DOCOMOMO Norte/Nordeste.